segunda-feira, 2 de agosto de 2010

A decisão

Eu nunca tive o sonho de ser mãe, sempre achei que fosse algo natural, uma conseqüência da sua existência. Se você namora, a tendência é casar (ou morar junto, dá na mesma), e de modo semelhante eu sempre achei que quando fosse adulta (quando foi que isso aconteceu?!?!) teria filhos... Nada romântico, bem pragmático mesmo.

Minha irmã subverteu a minha lógica e engravidou antes de ser adulta (apesar de seus 21 anos na época). Nasceu minha sobrinha e então eu descobri o amor que um bebê na família desperta em nós. Ainda assim eu não pensava em ter os meus.
Apesar de não ter a oportunidade de vê-la crescer no dia-a-dia (minha mudança para o Tocantins também teve esse efeito colateral) eu acompanhei de perto o seu crescimento. E foi aí que começou a despertar em mim o desejo de ser mãe. Como é maravilhoso perceber o desenvolvimento de um serzinho, sua evolução, os primeiros passos, a descoberta das palavras, dos números e das letras.

A beleza da maternidade está justamente no acompanhamento do desenvolvimento, no carinho que emana do sorriso frente a uma nova descoberta, no colo que é pedido quando se está doente.
Tenho a consciência que cada pessoa é única, mas acho excepcional a ideia de que um(a) filho(a) seria uma extensão minha. Passarei para frente meus valores, ética e princípios. Se ele(a) vão seguir não há como saber, só posso ter a convicção de que fiz minha parte.

É isso. A (minha) decisão de procriar passa pela ideia de ter que fazer a diferença no mundo, de fazer um pouco para contribuir pela melhoria dele.

2 comentários:

  1. oieeeeee.. conheci seu blog através do cantinho da Keyla... seja bem vinda a blogosfera... me sinto como vc, minhas irmãs tiveram seus filhos e sempre adorei o colorido que uma criança traz pra nossa vida, mas sempre achei que os meus iriam demorar a vir, pq eu dava mais importancia a outras coisas... hoje, mal posso esperar pra ter um barrigão e uma familia grande... ai ai, misterios da vida né...bjo
    Ich, Hausfrau
    www.ich-hausfrau.com.br

    ResponderExcluir
  2. Criança é tudo de bom, né? E quanto mais a gente vê, mais a gente quer e quanto mais a gente quer, mais a gente vê.. hahaha, meio tostines!

    Tem um selinho para você lá no meu blog.

    bjos

    www.vidademargarina.com.br

    ResponderExcluir