sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Finanças

Já aviso que o post ficou imenso. Desculpa!!!!!!!

Uma das coisas que mais pesam na decisão de ter um filho (ou mais um filho) é a questão financeira. Já ouvi ainda muitas opiniões sobre os prós e contras de ter um filho só. Vou falar um pouco da minha percepção sobre o assunto, mas deixo claro que não sou dona da verdade e que cada um sabe onde o calo aperta...

Juntar dinheiro é que nem perder peso: todo mundo sabe o que fazer, mas é difícil pra cacete de cumprir. A gente tem consciência que não pode gastar mais do que ganha, e que deve fazer uma reserva para qualquer imprevisto. Só que as tentações são tantas, as vitrines tão atraentes, as propagandas tão onipresentes... Putz, dá mesmo vontade de comprar muita coisa, mas precisamos ser fortes e sempre pensar antes de gastar, evitar ao máximo agir por impulso. Lógico que ninguém é robô e todos estamos sujeitos a rompantes de consumo. Para alguns mais humildes isso significa compra uma roupa ou sapato e para outros mais abastados fazer uma puta viagem ou comprar um carro de luxo.

A graça da vida está justamente em realizar nossos pequenos (ou grandes) desejos, mas para tudo é preciso planejamento. Meus pais, que tiveram três filhos, são muito enrolados financeiramente, ficavam devendo alguns meses do colégio e faziam pequenas dívidas, mas nunca se encalacraram de verdade nem deixaram de viver por isso. Essa, pelo menos, é a lembrança que tenho da infância. Não faltava o básico, mas eu não tive acesso a luxos e, quer saber?, nunca me incomodei...

Por competência, mais um pouco de sorte também, eu consegui aproveitar as chances que a vida me deu. Apesar de não poder reclamar das minhas finanças hoje, afirmo categoricamente que nem sempre foi assim. Houve períodos de vacas magras, em que consegui realizar pequenas loucuras planejadas. Estava na faculdade quando juntei uma grana do estágio e comprei meu carro. Tinha decidido que ia ter um carro e levei uma vidinha bem espartana por bons 3 anos até conseguir realizar esse desejo. Eu não gastava muito com besteiras, conseguia me divertir e ainda economizar. Eu tinha uma meta de quanto ia gastar por dia e nos fins de semana, sempre prevendo algum gasto extra, de forma que sobrasse um tanto para o “projeto carro”.

Enfim, escrevi tudo isso para exemplificar que eu sei lidar bem com o dinheiro. Brinco dizendo que dinheiro não é problema e sim solução, então não posso deixar que ele seja empecilho para nada. Rsrsrsrsrs Repito: o pulo do gato é aprender a viver e ser feliz, sem se acomodar, com o que se tem.

Se quiser ter mais conforto, corra atrás e trate de arrumar uma forma de “fazer dinheiro”. Só tome cuidado para que isso não vire uma paranóia, típico do pensamento: tenho que ter mais dinheiro para ter mais dinheiro. Dindin não é um fim em si mesmo, ele serve para nos satisfazer e não o contrário.

Ok, mas onde entram os filhos nesse contexto? Isso depende da sua história ou expectativa para o futuro. Não acredito que eles sejam uma barreira intransponível para se ter uma vida legal. Quantas vezes não ouvimos que alguém (ou casal) conseguiu montar uma vida tendo filhos cedo? É claro que é mais difícil quando não se espera muito para tê-los, mas isso é uma questão de escolha. Não é condição sine qua non para “vencer na vida” (odeio essa expressão), não ter filhos. Aliás, eu acho que tem muita gente que venceu na vida ao formar uma família unida e feliz.
Então, acredito que a questão financeira seja coadjuvante na decisão de que é chegada a hora de procriar. É claro que não devemos ser temerários mas um pouquinho de loucura (com o mínimo de segurança) não faz mal a ninguém.

2 comentários:

  1. gatona,

    ótimo texto. Na minha fase tentante, season 1 (porque né, quando eu comecar a tentar de novo já será a season 2), eu pensava mto sobre o tema e escrevi alguns textos sobre isso, pensando bem parecido com vc: http://carolesuasbabybobeiras.blogspot.com/search/label/quanto%20custa%3F

    beijoca!

    ResponderExcluir
  2. Oi te acehi por aqui blogando nos blogins das miguxas, já tô te seguindo, me segue tb tá? passa lá no meu cantim.
    Qnt ao seu post, olha, penso tb q nem vc, mas claro q precisamos escolher um bom momento para tentarmos o baby, eu esperei mto por esse momento, procurei estudar, passar num concurso publico, comprar um carro, q ñ é zero, mas ñ devo nda, pra só depois tentar um baby com mais segurança. as vezes fico pensando, se já passo aperto sem baby imagine qnd ele vier, mas a vida é isso.
    As vezes é preciso renuciar algo por queremos outras coisas e no momento o q mais quero é o meu tão sonhado positivo.
    bjokinhas e bom FDS.

    ResponderExcluir