terça-feira, 28 de agosto de 2012

Avanços e retrocessos no quesito sono

O sono da Isabela está melhorando, finalmente!!!! Eu já tinha percebido que ela reclamava mas não despertava e também estava mega cansada de acordar trocentas vezes na noite para Isabela me fazer de chupeta.




Então, bora analisar os avanços:

Na madrugada de sexta-feira, estava esperando Marcelo chegar do Rio. Isabela mamou um pouco antes de meia-noite e à 00:11 começou a resmungar de novo. Eu decidi naquele momento que não seria mais a chupeta humana dela. Fiquei ao seu lado, fazendo um pouco de carinho, falando bem baixinho com ela, tentando acalmar sem o peito. Ela se debatia, virava de um lado pro outro, chutava o ar, gritava, chorava, tudo. Mas eu estava decidida a não dar o peito, porque eu senti que estava na hora. Ela se acalmou depois de uns 15 minutos e dormiu sozinha. Então resmungou novamente e acordou logo em seguida. E mais uma vez eu continuei no propósito de não dar o peito. Ela voltou a dormir. Quando Marcelo chegou à 1 da manhã, Isabela já estava dormindo pesado.

Avisei a ele que naquela noite eu não daria o peito pra ela e que se ele quisesse descansar que seria melhor dormir no outro quarto. Ele concordou com a minha decisão e disse que ficaria lá com a gente no quarto. Coloquei o colchonete ao lado da cama e deitei lá. Marcelo ficou na cama de casal com Isabela. Ela ainda deu umas poucas resmungadas durante essa noite, mas voltava dormir sozinha e rapidinho. Às 6 da manhã ela resmungou e eu dei o peito. Ela mamou nos dois seios e voltou a dormir numa boa até 7:30.



Na noite de sábado fiz a mesma coisa, dei o peito umas duas vezes até umas 23h e depois não iria dar mais. Sabe o que aconteceu? Isabela dormiu sem reclamar até depois da 5h. Dormiu 6h sem resmungar nada. Eu fiquei comovida, nem conseguia acreditar (porque eu acordei a cada duas horas por força do hábito) quando olhava no relógio e nada da Isabela se manifestar. Às 6 da manhã eu amamentei os dois peitos e ela despertou de vez. A maldita da tosse atrapalhou o final do sono dela e não teve jeito de fazer ela voltar a dormir. Então, Marcelo foi brincar com ela e passear de carrinho. As 8h ele voltou com ela dormindo. Tirou um cochilo até as 9h e nós começamos o dia numa boa.



De domingo para segunda, a mesma coisa. Só amamentei até 23h/00h e ela foi diretão até às 6h. Novamente despertou porque começou a tossir e vomitou um pouco de catarro. Percebi que ela ainda estava com sono e meio febril. Tentei colocar o termômetro mas o choro foi grande, então ela se acalmou no peito e voltou a dormir mais ou menos 7:15 até as 8:40.



Passamos agora ao retrocesso.

Ontem ela acordou super doente, com febre e gripada. Não quis comer nada. Quando eu voltei pra casa na hora do almoço, aproveitei e amamentei. Ela mamou e dormiu bem pouquinho. Passou o dia bem chatinha, mas depois que eu dei paracetamol no meio da tarde ela foi melhorando e à noite estava bem, jantou numa boa e dormiu um pouco mais tarde (30/40 minutos) que de costume. Às 23h a febre voltou, dei paracetamol e amamentei quantas vezes ela quis até meia noite. 2:10 ela começou novamente a resmungar e eu não queria dar o peito, tentei acalmá-la do mesmo jeito que tinha feito na sexta-feira. Ela chorava a cada 30 minutos e assim foi até mais ou menos 5 da manhã, quando eu ofereci o peito e ela se acalmou de vez.



Saí de casa quase 9h (mega atrasada) e ela ainda estava dormindo. Nessa hora eu me arrependi. Ela está doente e se eu tivesse amamentado quando ela chorou as 2h, talvez ela não tivesse tido um sono tão ruim. A gente tem que saber a hora de voltar atras, dependendo da situação. Fiquei receosa de voltar a estaca zero e acabei me excedendo. Nenhuma criança dorme bem doente, né? Errei a mão, mas não quero me culpar. Se hoje a noite ela tiver febre vou amamentar quantas vezes ela quiser.



E nesses dias, eu percebi que meu leite está diminuindo. Fiquei tensa, porque Isabela não mama quase nada na mamadeira. A única coisa que ela aceita é Ades de banana e mesmo assim, não passa de 120ml.

E quando ela fica doente, só sobra meu peito. É a única coisa que ela aceita. Estou me empanturrando de água, voltarei a amamentar depois do cochilo dela e continuar a oferecer a vontade quando voltar da creche. Quero ver se estimulo os dois seios mais vezes para voltar a produção de antes.   Então é isso. Espero que o sono da Isabela só melhore. Beijossssss

Um comentário:

  1. É amiga... quando a gente acha que está perto da vitória, acontece alguma coisa pra gente voltar à estaca zero! mas eu concordo com vc, sua filha está doente e precisando de atenção e cuidados! Por que recusar carinho nessa hora que ela mais precisa? Se voltar à estaca zero, a gente começa de novo! Desejo melhoras pra sua filhota! bjo

    ResponderExcluir