quarta-feira, 23 de maio de 2012

POSTAGEM COLETIVA "Criação com apego: mais amor, menos preconceito"


Como eu expliquei no post passado, meu jeito de cuidar da Isabela é muito instintivo e tem até nome chique: attachment parenting.
Para tentar entender o que significava esse termo, comecei a pesquisar na internet e achei no blog Cientista que Virou Mãe essa blogagem coletiva. Então bora lá...

Isabela nasceu e veio para o meu peito imediatamente. Que momento maravilhoso, poder sentir minha princesa nos meus braços, fazendo o que só eu podia lhe oferecer.
E nos primeiros meses, meus seios foram a solução para todo o tipo de problema: cólicas, calor, dor, fome, sono, tudo. Era só Isabela chorar que eu a colocava para mamar. Era tanto leite que ela vomitava horrores porque não cabia mais no estomago e ela não parava de sugar.

E para minha alegria, filhota sempre adorou mamar. Nesse primeiro ano de vida, ela nunca recusou o peito (somente um dia que estava doente e eu me desesperei), e não teve a menor vontade de pegar a mamadeira ou chupeta. Agora usa o copinho de transição para tomar água, outro líquido ela não aceita.

O período de amamentação exclusiva e da minha licença maternidade foi muito bom, Isabela quase não dava trabalho para dormir e ficava em seu berço numa boa. Como ela nunca gostou muito de colo, sempre deixei que ficasse em nossa cama, no sofá, no berço ou no carrinho. Acho que o calor excessivo que faz aqui em Palmas contribuiu para esse comportamento. Ela nunca se sentiu bem no sling. Colo mesmo era só para dormir e mamar, o resto do tempo ela queria ficar solta e eu deixava.

O meu retorno ao trabalho, somado a introdução da alimentação sólida, perturbou o sono dela. Assim que eu voltei a trabalhar, ela passou a acordar 3 vezes para mamar (antes era só 1). Ao longo dos meses a coisa foi piorando tanto que eu acabei desistindo de levantar 8 vezes a noite para dar colo e peito e a coloquei na nossa cama.
Marcelo não se incomodou, acho até que me incentivou, e assim foi. Desde os 9 meses que Isabela não dorme mais no berço, nem para os cochilos que agora são no carrinho. A gente passeia com ela pela casa até que adormeça e deixa ela lá mesmo. Como são cochilos de 1 hora em média, não vejo problema em mantê-la no carrinho. No meu colo ela não dorme de jeito nenhum, nem se for mamando.

A amamentação é que deu uma diminuída agora que ela está se alimentando legal. Eu continuo dando de mamar após o almoço, uma vez no fim da tarde e à noite. E ao longo da madrugada, muitas vezes. E eu não estou nem aí porque ela está bem pertinho e eu não preciso nem me mexer para dar de mamar. Rsrsrsrsrsrs

Agora no segundo semestre eu voltarei a trabalhar em período integral (só estou trabalhando pela manhã) e a pequena vai para a creche a tarde. A mamada após o almoço deve acabar e a do fim da tarde provavelmente será mantida. O resto continuará como está, a não ser que Isabela queira mudar.

Não sei mesmo como será daqui para frente. Minha meta era dar LM até que ela completasse um ano. Isabela nunca tomou LA e nem sei como introduzir esse alimento agora. Será que precisa? Talvez fosse bom se ela tomasse uma vitamina a tarde, mas se não for possível tudo bem.

Pois a história é essa. Por aqui temos a amamentação prolongada (sem prazo para acabar), cama compartilhada, muito aconchego, respeito e pouco colo, porque a princesa não gosta muito. Na verdade, o que impera na nossa casa é o bem-estar geral, e isso passa exclusivamente pela felicidade da Isabela. A única coisa que eu tive que forçar foi a alimentação sólida, porque não era possível deixá-la somente com  a amamentação exclusiva após meu retorno ao trabalho. Talvez por isso tenha sido tão ruim e doloroso para mim também. Eu não conseguia ser a agente dessa etapa tão traumática. Ainda bem que acabou.

Eu e marido estamos criando uma criança bastante feliz, que ri para todo mundo, se diverte horrores, ganha muito carinho e se desenvolve muito bem. O resto (cansaço, noites mal dormidas e afins) é resto.
Beijos

Um comentário:

  1. Olá, querida!

    Virei treinante e comecei a ler blogs de futuras mamães e das já mamães também!

    Adorei o seu e fico feliz quando vejo uma mãe contando sobre o quanto é linda a experiência de ver seu bebê crescendo...

    Parabéns por esse lindo momento!

    Abraços!

    http://umbebeparachamardemeu.blogspot.com

    ResponderExcluir