segunda-feira, 21 de maio de 2012

Post atrasado*

Escrevi esse texto na semana passada. Já está tudo diferente, mas eu queria deixar aqui essas linhas descrevendo como os dias estavam mais tranquilos. Boas lembranças. hahahahahaha

Isabela ainda está comendo legal. O sono é que deu uma piorada considerável. É assim mesmo, a gente vai seguindo com altos e baixos. Observando e observando, sem culpa e tampouco regras.

******
Há mais ou menos duas semanas venho reparando em algumas mudanças que Isabela está apresentando. Tenho até medo de escrever isso aqui e mudar tudo, mas preciso me lembrar disso depois.


Filhota está comendo bem. No almoço bate um prato razoável e na janta, come melhor ainda. Os lanches que antes eram problemáticos, agora estão contornáveis. O chato é que ela não come todas as frutas, somente banana, açaí e danoninho. Ainda belisca um biscoito maisena e uns pedaços de pão e pronto. Não aceita nenhum suco, apesar de beber água o dia inteiro. Daí que ela está mamando menos durante o dia e eu fico super feliz de ver as coisas caminhando melhor.

Eu venho tentando manter uma postura menos impositiva em relação aos cuidados com ela. Enquanto ela estava dormindo bem no berço, foi lá que ela ficou. Depois que se tornou insustentável acordar 8x por noite para dar colo ou amamentar, ela passou a dormir comigo e marido. Eu não sofri com o lance do sono, fui levando conforme a neném mandava. Ela acordava muitas vezes ainda para mamar, mas era mais fácil com ela na minha cama. Lógico que houve noites bem ruins, a cama compartilhada não foi a solução dos problemas, apenas mitigou bastante meu desconforto.

Só que venho reparando que Isabela tem dormido muito bem, pede o peito poucas vezes (essa noite pediu só uma vez de madrugada) e não fica mais gemendo ou se revirando na cama. Acredito que seja porque sua alimentação tenha melhorado horrores e porque as sonecas diurnas estejam bem consolidadas (mesmo que não sejam em horários fixos, ela dorme dois cochilos de mais ou menos 1h cada). Se o sono dela permanecer assim, quero colocá-la no berço, ou quem sabe numa cama só para ela. Vamos acompanhar com calma.

Ao longo desse primeiro ano, minha maternagem tem sido sem muita culpa. Foram altos e baixos, mas no geral eu tenho sido uma mãe tranquila, justamente porque eu tento não sofrer com os cuidados com ela. À exceção da alimentação sólida, não quis carregar correntes e me tornar mártir para cuidar da Isabela.

Não me incomodo em amamentar em (quase) livre demanda, não dormir uma noite inteira ou passar as tardes e noites cuidando dela. Claro que eu reclamo se a coisa fica muito sobrecarregada para o meu lado, especialmente se eu tenho outras demandas no trabalho ou faculdade, afinal eu sou humana. 
Daí que eu percebi que intuitivamente sou adepta do attachment parenting. A revista TIME fez esse favor para mim. Agora meu modo de maternar tem nome, veja que chique. rsrsrsrsrs

Então é isso. Tenho que falar com mais calma sobre a amamentação prolongada e cama compartilhada. Tomara que consiga fazer logo...
Beijos

*Post escrito em 15/05/2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário