quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Sobre consumo

A Carol soltou uma penca de perguntas no blog dela e eu achei legal falar um pouco mais dessa coisa de consumismo bebezísticos, aproveitando a deixa (dúvidas) dela.

Eu sou uma pessoa cool e muito racional. Penso um milhão de vezes antes de comprar qualquer coisa. Lógico que tenho também meus acessos de consumo, e se me apaixono por algum item (que não vai me custar um rim), compro sem dó. No mundo baby, assim como no mundo das noivas, o mercado se aproveita do momento único que estamos vivendo para aumentar absurdamente os preços, com a agravante no caso dos pequenos das pessoas próximas acharem que TEMOS que ter um milhão de coisas.

Por exemplo, não vou comprar mamadeira. A impressão que eu tenho e que se eu tiver a bendita em casa, vou ceder mais fácil às pressões de dar um pequeno “complemento” porque “a neném está com fome” ou não engordou o “suficiente”. Se eu não perseverar com a amamentação materna exclusiva, quem mais fará isso por ela? Portanto, sem mamadeiras em minha residência, até segunda ordem (do médico, logicamente). Claro, que se eu ganhar uma, farei cara de contente e guardarei com carinho pra quando (e se) precisar.

Tem também o lance dos sapatinhos. Para que recém nascido precisa de sapato, se ele não pisa? Minha querida e prendada sogra fez um monte de sapatinhos e sandálias de crochê e, mesmo que não tivesse, minha filha só iria usar meias pra sair. No dia que ela começar a dar os primeiros passos, serei a primeira a comprar seus pequenos e fofos sapatos.

Vejam que estou somente dando minha opinião, não quero criticar ninguém que adora comprar mil e uma coisas para os filhos, até porque eu sei que isso é uma forma de demonstração de carinho. Eu penso apenas que temos que estimular o consumo consciente, mas cada um com suas convicções. Sem estresses.

Até agora eu comprei: berço desmontável, carrinho com bebê conforto, banheira com trocador, kit berço e kit cama, algumas fraldas e roupinhas. Ganhei também o berço, variadas roupinhas e alguns poucos sapatinhos. A sogra vai fazer a manta, casaquinhos, cortina e o que mais ela quiser. Rsrsrsrsrs Minha mãe vai me dar um bocado de roupas e lençóis que ela guardou da minha sobrinha e acho que acabou.

Falarei um pouco das minhas aquisições, então.

Berço desmontável: ficará no meu quarto nos primeiros meses, levarei nas viagens para a casa dos familiares (Rio e Recife) e depois servirá de cercadinho. Para mim é um item bastante útil.

Carrinho: comprei esse modelo e me parece ser bem prático, ele abre e fecha com apenas uma mão. Pretendo fazer passeios diários pela vizinhança que é muuuuito tranqüila para Isabela tomar sol e sair um pouco de casa. Além disso, é de uma marca legal e eu tenho a intenção de usar para o(s) próximo(s) baby(ies) também.

Bebê conforto: item obrigatório para quem tem carro. Aqui em Palmas eu preciso de carro até para comprar pão, logo é essencial. Serve também para sair com a cotoca no carrinho quando ela estiver bem, bem pequena e não firmar o pescoço ainda.

Banheira com trocador: a compra que me arrependo de ter feito. A banheira vai ficar no Box, então não precisava ter trocador, bastava que tivesse apenas o suporte. Fica a dica para quem só vai usar a banheira no banheiro...

Kit berço e kit cama: esses itens são decorativos e também essenciais. O kit berço tem os protetores laterais, edredom, rolinho e fronha. Já o kit cama vem com almofadões para encosto, almofadas decorativas e rolinhos. A intenção era transformar a cama de solteiro do quarto dela num confortável sofá para eu amamentar. Comprei também uma almofada de amamentação para dar um descanso aos braços e costas na hora do aleitamento. A gente até cogitou comprar a poltrona de amamentação (ou quem sabe uma poltrona do papai), mas esses itens iam sair super caros aqui em Palmas. Eu até queria uma se não fosse me custar 2 mil reais. Rsrsrsrsrsrsrs

Bancada para trocador com 2 gavetas e cabideiro de parede: preciso de um apoio para trocar a filhota e nas gavetas vou guardar fraldas descartáveis, algodão, cotonetes e afins. O cabideiro de parede é só para decoração, mas quem disse que decoração não é essencial? Nesse cabideiro também colocarei uns bichinhos e bonecos para alegrar o ambiente. Na verdade, a gente está esperando o orçamento desses dois itens para autorizar, mas acho que vamos fazer porque são coisas necessárias.

Berço: ganhamos de “herança” e para mim está ótimo. Ele é gradeado em todos os lados e com três alturas reguláveis. Simples e bonito, como tudo que eu gosto.

Guarda-roupa: com já expliquei no último post, Isabela tem um guarda-roupa projetado gigante de 3 portas, sapateiro e quatro gavetas. Dá pra guardar os brinquedos, roupas, lençóis, fraldas descartáveis, sapatos, tudo que eu quiser por muitos anos ainda. Então, eu não terei cômoda, mas se eu tivesse que escolher compraria somente ela e depois que o bebê crescesse compraria um guarda-roupa grande.

Fraldas e cueiros: itens que são essenciais, mas que o povo das lojas adora empurrar com outras denominações mais caras. Acho que Isabela já tem umas 20 fraldas e cueiros e tenho minhas dúvidas se eu não preciso de mais. Rsrsrsrrs

Roupas: depende do clima da região. Aqui em Palmas faz calor de 40º quase o ano todo, então ela vai vestir muito pouca roupa. Ainda preciso refletir sobre a quantidade, mas sei que não vou comprar o tanto que acham que devo. Hahahahahaha

*****

Agora a pessoa aqui vai meio que contradizer tudo que falou antes. Dentre os itens essenciais, está faltando a bolsa de maternidade. Marido queria que fosse num tom neutro que servisse para o outro filho que virá, porque é uma coisa cara e valeria o investimento futuro. No começo eu concordei, mas eu não gostava de nenhuma bolsa que eu via nas lojas, mesmo aquelas que eram só para meninas. Daí, que eu achei um site de bolsas para bebês e me apaixonei pelo design delas. Não é aquela coisa padrão de bebes (com ursinho, florzinha, bonequinha), mas são super coloridas e dá para a mamãe usar como bolsa também. Quem quiser dar uma olhada, o nome é Pepe&Nina.

Foi amor a primeira vista, eu ainda não sei quanto custa e estou aguardando a nova coleção que virá no final de fevereiro para escolher a minha. Que a vendedora não leia isso aqui, mas é muito provável que eu vá comprar independente do preço, simplesmente porque fiquei alucinada pelo design das bolsas. Dêem uma olhada e depois me digam se não são super transadas.

Acho que por hoje está bom. Foram muitas informações para um post só.
Beijos de montão

2 comentários:

  1. amiga, adorei as dicas.
    Só ñ concordo com a dos sapatinhos.
    Ai amiga, ainda q o babys ñ anda, mas fica bonito e arrumado o sapatinho neh? tdo bem q ñ precisa de muitos, mas q precisa preceisa..rsrsrs
    e se feitos de crochê melhor ainda, sai mais em conta.
    bjokas e vou olhar a bolsa agora............
    Bom FDS pra ti.

    ResponderExcluir
  2. Menina, vc tá certíssima... esses dias eu e marido estávamos passenado no shopping e entramos numa loja de bb’s, a vendedora sacou na hora que éramos pais de primeira viagem, mas já falamos que estávamos lá só pra olhar, não iríamos comprar nada (resistimos a tentação), aí ela deu uma check-list de coisas que teoricamente eu ‘teria’ que comprar para montar o enxoval do BB.... tem coisas lá que eu nem sabia que existia e totalmente sem utilidade... essa industria é muito mercenária.... eu tbem zelo pelas coisas básicas e sem exageros! bjos
    Ich, Hausfrau
    www.ich-hausfrau.com.br

    ResponderExcluir