quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Impressões da pré-maternidade – o parto

Cada um sabe o que é melhor para si, mas em alguns temas parece que há aqueles que gostam de verdades absolutas. É assim quando a gente fala de maternidade, parto e amamentação, por exemplo. Vou tecer minhas opiniões sobre parto, sem qualquer pretensão de fazer valer minha vontade para os outros.

Eu acho um absurdo o número de cesáreas que são feitas no Brasil. Ninguém me convence que 80% dos partos sejam de risco e que precisem de intervenção cirúrgica. Eu mesma nunca cogitei fazer uma cirurgia, senão por motivos extremamente relevantes.

Quando eu entrei nesse mundo gravídico (bem antes de engravidar) fiquei espantada com a dificuldade em se conseguir algo que para mim era natural, ou seja, o parto normal. No começo eu achava esquisito que todas as mulheres que eu conhecia pariam por meio cirúrgico e depois de pesquisar passei a me irritar sobremaneira com as desculpas usadas para fazer cesárea.
Eu tenho pavor de ser enganada, especialmente num momento de fragilidade como o nascimento de um filho. Então procurei um profissional que encarasse o parto normal como primeira opção para o nascimento.

Na época marquei consulta com a Dra. J. que é conhecida por fazer partos normais aqui na minha cidade. Fiz os exames de rotina com ela, tentei um ciclo com controle de ovulação (que não deu certo) e resolvi esperar e (tentar) desencanar da nóia de engravidar. Ela atendia pelo plano e estava tudo resolvido nesse aspecto.
Um belo dia, descobri-me grávida. Felicidade sem fim, medos presentes e tudo normal correndo. Na primeira consulta “gravídica” com minha GO, descubro que em 2011 ela não atenderia mais pelo plano e que o parto teria que ser particular. Ela me passou os preços e eu achei que valia a pena continuar, porque confiava nela e não queria ser enganada.

Minha GO cobra o mesmo valor para fazer parto cesárea ou normal, sendo que o normal tem um adicional de R$ 150,00 a hora, limitado a R$ 900,00. Portanto, meu desejado parto normal custaria até R$ 2700,00. Eu acho muito, mas se comparado aos preços absurdos que a gente vê por aí, está saindo até barato.

Por conta desse gasto extra, tenho economizado em diversos itens que eu acho supérfluos. Inclusive sou eu e Marcelo que vamos pintar o quartinho da Isabela. Ganhei o berço de herança de uma prima do Marcelo, mandei fazer apenas uma bancada com duas gavetas para apoiar o trocador porque não vou ter cômoda (já tenho um super guarda-roupa projetado) e só vou comprar os itens de enxoval essenciais. Sobre o quartinho eu volto a falar com mais detalhes depois.

Apesar de alguns percalços eu posso me considerar uma privilegiada, pois tudo tem dado certo nessa minha busca pelo parto normal. Por isso mesmo eu me compadeço daquelas que não conseguem realizar seus desejos, porque suas escolhas não são respeitadas. Como isso é frustrante!!!

Ainda não sei como será o parto da cotoca Isabela, mas tenho a convicção que esta decisão será dela. Minha filha vai nascer do jeito que ela desejar, porque eu fiz de tudo para lhe assegurar isso. E, na verdade, eu me sinto como se tivesse apenas feito o meu papel de mãe.

Que um dia esse respeito a vontade da parturiente e do seu filho sejam regras nesse mundo.
Beijão

2 comentários:

  1. muito bom e eu concordo. Nao estou pagando por fora pq confio demais na minha médica, como vc mesma confia na sua desde o comeco.

    escrevi tb sobre isso hj (a gente sempre pensa sobre isso em dias mto proximos, hehhe), dps dá uma olhada!

    beijao!

    ResponderExcluir
  2. Eu acho que o desejo da gestante em ter um parto normal ou não deve ser respeitado... a gestante, melhor do que ninguém, sabe o que será melhor nesse momento! Eu ainda não sei se vou ter normal ou cesária... as mulheres da minha família já tem um histórico de partos normais problemáticos e tenho medo que algo dê errado no meu, por outro lado, tbem não sei se estou preparada psicologicamente para uma cirurgia... vou ter que pensar e conversar muito a respeito! bjos
    Ich, Hausfrau
    www.ich-hausfrau.com.br

    ResponderExcluir