sexta-feira, 23 de março de 2012

Mais da amamentação

Na época trash em que Isabela não comia nadica e chorava horrores nas refeições, eu ouvi comentários de que ela estava assim por culpa da amamentação.
E como isso me chateava, irritava, me deixava pra baixo mesmo. Ouvir expressões como “tirar o peito da jogada”, estragavam uma parte do meu dia.

Eu tenho MUITO orgulho de amamentar minha filha e não pretendo deixar de fazê-lo no curto prazo. Isso tem seu ônus, mas nada que eu não possa suportar.
Isabela mama bastante, depois de todas as refeições, como se fosse a sobremesa dela. É uma bebê saudável, ativa e voltou a ganhar peso.

O tempo em que ela se recusou a comer foi muito difícil e a última coisa que eu precisava era de pessoas colocando nas minhas costas (ou nos peitos) a responsabilidade disso. Mesmo que ela usasse mamadeira, ela preferiria mamar a comer e aposto que ninguém culparia a bendita da mamadeira. Eu precisava de ajuda e não de julgamentos.

Foi no dia em que eu explodi, comecei a bater as portas da casa e a gritar com minha filha, perdendo completamente o controle (que vergonha e culpa eu sinto por isso) que Marcelo resolveu tomar pra si a responsabilidade de alimentar Isabela.
Então, ele que aguentou o choro compulsivo dela, segurando seu queixo para que ela engolisse a comida e aprendesse a comer os sólidos. Eu não conseguiria fazer isso, tinha que ser ele. Nessa fase eu mesma não tinha fome nenhuma e não conseguia comer também, tamanha minha tristeza em ver o choro/desespero da Isabela.

Enfim, voltando a amamentação... Tem horas que eu sinto nas pessoas um pouco de despeito porque Isabela prefere ficar comigo e então associam a amamentação. Isso é a maior balela. Isabela não vai com todo mundo porque ela é assim, as crianças são assim mesmo. È normal! Quando é com o pai ou com a Francisca que cuida dela todo dia de manhã, não tem nada disso.

Nesse fim de semana eu percebi que isso tudo é questão de hábito e segurança. Se a neném nunca vê minha mãe, por exemplo, ela vai estranhar por um tempo até se acostumar. Não tem nada a ver com o fato da avó não poder amamentar, porque não tem leite. NADA. Meus peitos também não são responsáveis por esse comportamento.

Eu estava bastante cansada porque Isabela acordava muitas vezes a noite. Não reclamava de cansaço por amamentar, mas porque ela acordava e queria colo, carinho e aconchego e só eu dava isso pra ela. Mas daí começaram a dizer que Isabela fazia meu peito de chupeta, que tinha que dar mamadeira para ela dormir melhor. Sabe o que eu fiz? Primeiro parei de reclamar, depois tentei dar a mamadeira para ela dormindo e não teve jeito. Daí eu coloquei ela na minha cama.
Ela está dormindo MUITO melhor. Ainda acorda muitas vezes, mas eu nem me incomodo, estou dormindo um pouco melhor e vou levando.

Eu sei que vai chegar o dia em que Isabela terá que voltar a dormir no berço dela. Mas não vai ser agora, por alguns motivos. Mês que vem vamos viajar e ela dormirá comigo e Marcelo porque não dá pra levar berço; tenho que terminar de ler o livro da Elizabeth Pantley; preciso estar segura para fazer essa transição numa boa.

Se a neném não dorme bem é culpa do peito, se ela não quer comer é porque eu dou o peito, se ela só fica comigo na rua é porque só eu tenho leite... Numa boa, o povo diz que apoia a amamentação mas parece criminalizar esta prática. Deixem em paz meus peitos cheios de leite, eu ADORO amamentar e o fato de Isabela só tomar leite materno é responsável somente pela sua saúde e para que ela se torne uma pessoa segura de si e bem resolvida. Simples assim.

Vamos dar tempo ao tempo e quando Isabela estiver pronta ela vai largar o peito, dormir sozinha, comer uma pratada e se relacionar com todos. Não ao mesmo tempo e não sem a minha ajuda, claro. Mãe é para essas coisas também. hehehehehe

Beijos

3 comentários:

  1. amiga, não dê ouvidos a esse tipo de comentário. Cada um sabe que é melhor para o seu filho. O que acontece aqui em casa é diferente do que acontece na sua casa... então, o que vale para mim, pode não valer para vc. Vc é a mãe da Isabela e só vc pode dizer que é bom para ela ou não. Crítica vamos ouvir sempre... quem me dera a Luisa ter querido mamar no meu peito. Então, se a Isabela tem essa preferencia e gosta de mamar no peito, dê o peito a ela... só vai fazer bem para vcs duas. bjo

    ResponderExcluir
  2. Vc está muito certa. Tem dádiva maior que essa? Poder alimentar sua filha? Não dê ouvidos.
    E tb faça isso de não reclamar. Isso ajuda e muito. Se estiver cansada, disfarce. Reclamar não é bom pra que ouve pra quem diz.
    Continue amamentando sim. Quem critica ou não amamentou como vc ou está com inveja desse elo.
    Estou com vc.
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. É...vida de mãe tem dessas coisas né? Faz parte e no fim das contas acaba sendo uma delícia... =)

    Aproveitando... Quero te apresentar o blog Invitares, que e uma loja virtual de artes para convites e etc... Se tiver interesse, passa la e confere alguns trabalhos!
    Estou em busca de parceiros para divulgacao do blog, entao se quiser, divulga meu blog aqui que eu divulgo o seu la!
    Estou esperando sua visita!

    Obrigada,

    Mirela.

    ResponderExcluir