quarta-feira, 7 de março de 2012

Samba de uma nota só

ou eu só reclamo porque Isabela não come


Eu queria falar de outros assuntos, mas não sobra muita coisa quando o assunto é (falta) comida.
Esperei o tanto que deu, mas ela já estava boa da gripe e ainda se recusava a comer. Estava no nível máximo de estresse, comecei a gritar com ela, mandando que ela comesse e Isabela, lógico, só chorou ainda mais.

Daí eu parei tudo e vi o absurdo da situação. A neném desesperada, com raiva, chateada, chorando copiosamente e eu descabelada, com muita raiva, gritando feito uma louca pela casa. Tive que deixar ela chorando para me acalmar, arrumei a bagunça monstra que ficou, dei banho nela, tomei banho e só depois peguei ela no colo e dei o peito. Ela deve ter ficando uma meia hora chorando durante esse processo e depois eu fiquei MEGA culpada.

Marido estava trabalhando, era noite e só me sobrou colocá-la para dormir e dormir também. No dia seguinte, Marcelo ficou encarregado da alimentação da pequena. A comida era diferente, a pessoa era diferente, o lugar era diferente. A reação dela: a mesma. Chorou muito, do mesmo jeito. Comeu as colheradas chorando e se debatendo na cadeirinha. Foram 30 minutos de terror, mas estava decidido: nós temos que ensiná-la a comer, ainda que seja a força no começo. Quando ela gritava, ele colocava a colher na boquinha e punha a mão no queixo dela para que não cuspisse. Isabela ficava chorando de boca aberta e quando se cansava fechava a boquinha e engolia.

Assim foi no almoço, lanche e janta, de domingo e de segunda-feira. Ontem, ela não chorou, só gritou bastante. Resmunga bem menos e eu percebi que era manha mesmo. Ela já está mais esperta e sabe que se recusar a comida vai ter o peito, mais cedo ou mais tarde. Eu não queria que fosse dessa forma, mas está sendo o jeito.

Logo depois que acaba a refeição e eu tiro ela da cadeirinha, para tudo e ela volta a ser a bebê simpática que a gente sempre vê. Foram 4 meses de altos e baixos, as vezes ela comia, outras não. Eu mesma já não queria comer, ficava sem fome, desesperada porque há mais de duas semanas ela só tinha comido bem duas vezes. Nas demais era ela comendo bem pouquinho ou nada.
A situação não estava boa para ela nem para mim.

Ainda é muito ruim para mim, sinto uma tristeza absurda ao ouvir gritos e choro (sem lágrimas) numa hora que tinha que ser de alegria e satisfação. Nunca imaginei que tivesse que passar por uma situação dessa, parece que eu estou desamparando minha filha no momento em que a gente está provendo ela de saúde e energia. Apesar de estar decidida a continuar a alimentá-la dessa forma, por estar vendo progressos, eu sofro. O pai está tranquilo, nem se abala mais. Ele tem certeza que está fazendo o melhor para ela.

Já conversei com muitas pessoas e todas me tranquilizaram, dizendo que passaram por situações semelhantes e que com algumas crianças é assim mesmo. Não percebi nenhum comportamento diferente da parte dela, continua a mesma bebê sorridente, alegre e simpática de sempre. Seu desenvolvimento está muito lindo, já anda apoiada nos móveis, engatinha com desenvoltura e interage bastante conosco.

Amanhã ela completa 10 meses e daí eu falo mais do resto, senão o post fica imenso. Rsrsrsrs
beijos

2 comentários:

  1. Tenho feito mais ou menos a mesma coisa com o Luquinhas. É que ele tá saindo de uma doenca em que ficou 6 dias (pelo menos) sem comer, nem mamar quase absolutamente nada. Chegou a passar dias inteiros com 30 ml de leite na barriga, nada mais. Normalmente nao é assim, mas, por ter ficado doente, "desandou".

    Daí que ontem, percebendo que o enjoo dele tinha passado e que ele nao tinha mais desconforto, percebi que tb tava de manha pra comer. E forcei a barra. No comeco foi ruim, ele chorou, se debateu na cadeira, fez ansia de vomito. Eu ia conversando e explicando o que tava acontecendo, que ele precisa comer pra brincar, pra dormir e até pra mamar. Foi ruim. Hj, na papinha doce do café da manha, mais chorinho, mas MENOS. Agora, no almoco, dei a mesma orientacao (nao sou eu quem tá dando almoco) e ele está comendo direitinho. Dá suas reclamadas, mas tá comendo.

    Entao acho que é por aí mesmo, querida: tem que dar uma forcadinha sim. Claro que vc nao vai traumatizar a menina, mas um pouco de assertividade é importante, eles precisam de orientacao mesmo. Precisam entender que hora de comer é hora de comer. Uns dias vao comer mais, outros menos e a gente vai entender. Mas passar meses sem se alimentar realmente nao dá, entendo qdo vc diz que a hora da comida virou guerra.

    Boa sorte e muita forca aí, viu?

    beijao!

    ResponderExcluir
  2. Nossa menina, que situação hein... porque será que ela não gosta de comer? Entretanto, por mais sofrido que seja esse momento, acredito que vc esteja fazendo o correto.... ela já está grande o suficiente para não ter que viver só de leite né.... fico na torcida para que ela se acostume a ter as refeições e que passe a ser um momento agradável para vc e para ela. bjo

    ResponderExcluir