segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

O Susto

Pois é, até o último post eu ainda não tinha ficado doente. Na sexta-feira peguei uma gripe, que só foi piorando. Até aí nada demais, já fiquei gripada assim um zilhão de vezes antes de engravidar.

A paranóia toda foi uma dor nas costas que eu nunca havia sentido. Não era na coluna, a dor era na altura dos rins e surgiu de repente. De manhã eu senti um desconforto, mas deitei no sofá e passou. A noite eu saí com marido para fazer um lanche e já no carro comecei a sentir o mesmo desconforto que de manhã. A dor então foi piorando de tal forma que eu não consegui comer e fui direto para o hospital.

Agora um parêntesis. Na cidade que eu atualmente vivo, quase uma roça, não tem hospital aberto a noite e aos fins de semana, emergência só nos hospitais públicos. Minha GO já havia me alertado que caso eu tivesse qualquer complicação era para ir direto para a maternidade Dona Regina (que é público) que lá era o único lugar onde haveria médico de plantão.

Chegando na Maternidade Dona Regina eu expliquei a situação, preenchi uma ficha gigante (e a dor só aumentando) e só então fui encaminhada para a triagem. Marcelo me deixou lá e voltou para casa para pegar minha bolsa com os documentos e o cartão da gestante.

Depois da triagem eu fui encaminhada para uma salinha onde o médico iria me atender. Eu fiquei uns 10 minutos esperando sozinha e nessa hora me bateu um desespero sem tamanho. Minhas costas doíam ainda mais e eu comecei a ficar preocupada com a cotoquinha, o que só piorava a dor. Chorei de desespero, mas lavei o rosto e procurei me manter calma.

Assim que Marcelo chegou com minha bolsa o médico veio me atender. Expliquei a situação e ele me perguntou algumas outras coisas. Fez um monte de contas para checar a idade gestacional (apesar de eu já ter falado que estava com 20 semanas) e só então pediu para eu deitar na maca para me examinar.

Ficou um tempinho tentando escutar os batimentos da pequena, mas quando ele conseguiu metade do meu nervoso passou. Daí ele deu uns tapinhas nas minhas costas que não doeram, o que ele explicou ser um sinal de que não era nada nos rins. De posse dessa informação meu coração sossegou por completo e eu fiquei 100% tranqüila. Me receitou buscopan, eu tomei e a dor diagnosticada como muscular já começou a diminuir.

O atendimento no hospital foi rápido e eficiente, não tenho do que reclamar.
Voltei para casa meio desnorteada ainda e finalmente consegui comer. Depois de alguns minutos a dor voltou e minha noite foi péssima. Eu até consegui cochilar, mas dormir mesmo só quando a dor passou de vez no meio da madrugada.

Agora já estou melhor, mas devo admitir que o susto foi grande.
Quando a gente engravida tudo toma uma dimensão imensamente maior e mesmo que tentemos ser racionais, numa situação com essa fica impossível manter a calma. A dor era realmente insuportável, mas ela piorou demais por causa da minha legitima preocupação com minha filha. Graças a Deus tudo voltou ao normal e espero que essa maldita dor não me aborreça mais.

2 comentários:

  1. ai meu deus, que susto meeeesmo. Mas que bom que ficou tudo bem, espero que a dor nao volte mais!

    e realmente: tudo muda de dimensao qdo se está grávida. acho que só outras grávidas (ou maes) entendem, sabia? tudo piora, tudo é mais intenso, mais preocupante.

    espero que vc fique bem e esqueca logo desse susto!

    beijao

    ResponderExcluir
  2. Ai que suuuuuuuusto. Imagino o medo de sentir dor e ainda ter que sair correndo para um hospital público. Ainda bem que não era nada e o hospital surpreendeu, heim?

    Mas passou, pasou e agora é curtir o barrigão e as festas que estão por vir.

    bjos

    ResponderExcluir