terça-feira, 27 de dezembro de 2011

O desespero do quase desmame

Foi um perrengue, fisica e emocionalmente falando.

No final do dia de domingo, dia 25, Isabela começou a ter febre. Demos paracetamol mas 6 horas depois a febre voltou e assim ficou o resto da noite. A gente dava o paracetamol, a febre cedia e, quando o remédio parava de fazer efeito, voltava. A noite foi péssima, mas eu ainda cosegui dar uns breves cochilos.

No dia seguinte, minha princesa parou de mamar. Eu botava o peito na boquinha dela e nada de sugar. Muito choro, muito mesmo. Ao meio-dia levei ela no PS e foi constatada inflamação na garganta. O plantonista receitou ibuprofeno e pediu para oferecer comida, mas que não era pra insistir se ela não quisesse.
Acontece que a menina passou a noite e o resto do dia inteirinho sem comer e mamar NADA. Só aceitava água (bastante) e um pouco de água de coco. Chorava o tempo todo e só queria o meu colo. Marcelo estava de plantão, os pais dele estão aqui mas Isabela não ia com ninguém. Fiquei muito, muito, incrivelmente cansada e apavorada com a possibilidade de ela desmamar.

Quando já passava das 20h pedi por favor pra Marcelo largar o plantão e me ajudar porque eu estava no limite. O sofrimento dela acabava comigo e eu queria que ela se alimentasse pelo mesnos um pouquinho. Ele chegou e fomos novamente ao pronto-socorro. O pediatra de plantão explicou que era assim mesmo, que devia esperar para o remédio fazer efeito, que quando passasse a dor ela iria voltar a mamar. Examinou rapidinho o viu que além da irritação da gargante ainda tinham algumas aftas que também estavam incomodando ela. Pediu que déssemos dipirona pra ela dormir melhor e que a gente tivesse paciencia que ela ia melhorar.

Com muito custo conseguimos dar a dipirona. Ela foi se acalmando mais um pouco e as 23h mamou. Juro que eu quase chorei de emoção. Nem eu e tampouco ela estamos preparadas para o desmame. De duas semanas para cá que Isabela tem se alimentado bem, comendo a papinha salgada no almoço e na janta. Semana passada ela já comeu metade de uma pêra e tem tomado suquinho de laranja (deve ser uns 50ml) todos os dias.
Agora que a alimentação sólida está melhor, mas o peito ainda é imprescindível para a nutrição da minha bebezica. Eu, inclusive, ainda não voltei a menstruar de tanto que ela mama...

Graças a Deus as coisas estão voltando ao normal. Parece que foi somente um susto, mas serviu para eu ter ainda mais certeza da importancia da amamentação para mim, enquanto mãe. O choro dela e o cansaço foram muito ruins, agora a paranóia mesmo foi o fato de ela não querer mamar.
Ainda bem que passou:)

Beijos de uma mamãe cansada mas aliviada

4 comentários:

  1. Ainda bem que foi só uma fase e que a Isabela está melhor!
    bjos
    Ich, Hausfrau
    www.ich-hausfrau.com.br

    ResponderExcluir
  2. querida, aconteceu o mesmo comigo, Lucas ficou doente (eu tb) e parou de mamar. Ainda por cima, meu peito deu uma secada.

    Sofri DEMAIS. Nao estou pronta, nem Luquinhas. Mas eu insisti e tudo foi voltando ao normal aos poucos. A chave é essa mesmo, ter paciencia.

    Espero que tenha sido só um sustinho!

    beijo grande e feliz ano-novo!!

    ResponderExcluir
  3. oie...
    Feliz ano novo para vc e sua família.
    Ich, Hausfrau
    www.ich-hausfrau.com.br

    ResponderExcluir
  4. Passei e resolvi ficar...
    Te seguindo!

    http://www.tarcianeamorim.com.br/

    ResponderExcluir