quinta-feira, 29 de março de 2012

Novas

Isabela começou a aceitar a chupeta. Eu tinha comprado duas na tentativa de faze-la pegar a bendita, mas ela nem aí pra chupeta. As duas ficavam jogadas nos brinquedos e então um belo dia ela passou a coloca-las na boca e chupar. Ela usa como brinquedo, para se distrair mesmo, não quer a noite e nem quando está chorando para se acalmar.

Aproveitando a deixa da chupeta, comecei a oferecer também mamadeira. Ela até aceita legal quando quer beber água, mas eu percebi que é também uma brincadeira pra ela. Quando eu coloquei meu leite ela não quis, procurou o peito imediatamente. Rsrsrsrsrsrs

Eu ainda não sei o que fazer com essas novidades. Já estava acostumada a dar suco e água no copo mesmo e não ligo de só conseguir acalmá-la no peito. De toda forma achei bom, porque pode ser que pegando a mamadeira fique mais fácil para ela aceitar outros sabores e dê maior independência a ela no futuro.

Isabela praticamente só aceita frutas misturadas com açaí e danoninho (a comida salgada ela está comendo contrariada mas come bem na maioria das vezes). Eu tinha pavor que isso acontecesse, que a gente ficasse refém de alguma coisa pra ela comer...

Seu sexto dente já deu as caras. Acho que ela vai passar o aniversário de 1 ano com oito dentes, porque os incisivos laterias inferiores já estão bem inchados. Vai ter um sorriso muito gostoso, não?

Filhota aprendeu também a passar hidratante no corpo. Em Palmas o clima é mto seco e eu sempre passo hidratante nos braços, pernas, barriga e peito depois do banho. Aproveito e faço (ou tento fazer) uma massagem pra brincar com ela. Num desses dias em que ela estava mais chatinha e não queria ficar no trocador, eu coloquei o creme no peito e espalhei com a mãozinha dela... Isabela adorou e agora eu só coloco o creme e ela espalha direitinho no peito e na barriga também. Pensa numa fofura...

Eu tenho percebido que ela procura imitar o que a gente faz. Ontem estava escovando os dentes e ela no chão do banheiro me olhando. Quando eu reparei, ela estava com o frasco de shampoo na boca fazendo os mesmos movimentos, como se estivesse escovando também. hahahahahaha

Que fase incrivelmente gostosa estamos vivendo. Cada "bobagem" que ela faz, habilidade que adquiri, conquista que realiza deixa a gente besta mesmo. Não há nada melhor no mundo, definitivamente.

Vou tirar 3 semanas de férias e vamos atravessar o oceano e ficar dez dias no Velho Continente. Mas isso é história para outro post...

sexta-feira, 23 de março de 2012

Mais da amamentação

Na época trash em que Isabela não comia nadica e chorava horrores nas refeições, eu ouvi comentários de que ela estava assim por culpa da amamentação.
E como isso me chateava, irritava, me deixava pra baixo mesmo. Ouvir expressões como “tirar o peito da jogada”, estragavam uma parte do meu dia.

Eu tenho MUITO orgulho de amamentar minha filha e não pretendo deixar de fazê-lo no curto prazo. Isso tem seu ônus, mas nada que eu não possa suportar.
Isabela mama bastante, depois de todas as refeições, como se fosse a sobremesa dela. É uma bebê saudável, ativa e voltou a ganhar peso.

O tempo em que ela se recusou a comer foi muito difícil e a última coisa que eu precisava era de pessoas colocando nas minhas costas (ou nos peitos) a responsabilidade disso. Mesmo que ela usasse mamadeira, ela preferiria mamar a comer e aposto que ninguém culparia a bendita da mamadeira. Eu precisava de ajuda e não de julgamentos.

Foi no dia em que eu explodi, comecei a bater as portas da casa e a gritar com minha filha, perdendo completamente o controle (que vergonha e culpa eu sinto por isso) que Marcelo resolveu tomar pra si a responsabilidade de alimentar Isabela.
Então, ele que aguentou o choro compulsivo dela, segurando seu queixo para que ela engolisse a comida e aprendesse a comer os sólidos. Eu não conseguiria fazer isso, tinha que ser ele. Nessa fase eu mesma não tinha fome nenhuma e não conseguia comer também, tamanha minha tristeza em ver o choro/desespero da Isabela.

Enfim, voltando a amamentação... Tem horas que eu sinto nas pessoas um pouco de despeito porque Isabela prefere ficar comigo e então associam a amamentação. Isso é a maior balela. Isabela não vai com todo mundo porque ela é assim, as crianças são assim mesmo. È normal! Quando é com o pai ou com a Francisca que cuida dela todo dia de manhã, não tem nada disso.

Nesse fim de semana eu percebi que isso tudo é questão de hábito e segurança. Se a neném nunca vê minha mãe, por exemplo, ela vai estranhar por um tempo até se acostumar. Não tem nada a ver com o fato da avó não poder amamentar, porque não tem leite. NADA. Meus peitos também não são responsáveis por esse comportamento.

Eu estava bastante cansada porque Isabela acordava muitas vezes a noite. Não reclamava de cansaço por amamentar, mas porque ela acordava e queria colo, carinho e aconchego e só eu dava isso pra ela. Mas daí começaram a dizer que Isabela fazia meu peito de chupeta, que tinha que dar mamadeira para ela dormir melhor. Sabe o que eu fiz? Primeiro parei de reclamar, depois tentei dar a mamadeira para ela dormindo e não teve jeito. Daí eu coloquei ela na minha cama.
Ela está dormindo MUITO melhor. Ainda acorda muitas vezes, mas eu nem me incomodo, estou dormindo um pouco melhor e vou levando.

Eu sei que vai chegar o dia em que Isabela terá que voltar a dormir no berço dela. Mas não vai ser agora, por alguns motivos. Mês que vem vamos viajar e ela dormirá comigo e Marcelo porque não dá pra levar berço; tenho que terminar de ler o livro da Elizabeth Pantley; preciso estar segura para fazer essa transição numa boa.

Se a neném não dorme bem é culpa do peito, se ela não quer comer é porque eu dou o peito, se ela só fica comigo na rua é porque só eu tenho leite... Numa boa, o povo diz que apoia a amamentação mas parece criminalizar esta prática. Deixem em paz meus peitos cheios de leite, eu ADORO amamentar e o fato de Isabela só tomar leite materno é responsável somente pela sua saúde e para que ela se torne uma pessoa segura de si e bem resolvida. Simples assim.

Vamos dar tempo ao tempo e quando Isabela estiver pronta ela vai largar o peito, dormir sozinha, comer uma pratada e se relacionar com todos. Não ao mesmo tempo e não sem a minha ajuda, claro. Mãe é para essas coisas também. hehehehehe

Beijos

terça-feira, 20 de março de 2012

Fazenda

Ontem foi feriado em Palmas e nós fomos com um grupo de amigos para a fazendo do pai de um deles para aproveitar o feriado prolongado. A casa é bem simples, mas tem quase todo o básico, falta mesmo o chuveiro elétrico para o banho quente.
Levamos roupa de cama e banho, travesseiros, ventilador, brinquedos, traquitanas para a comida da Isabela e nossas roupas. Compramos comidas, carne e bebidas e partimos para a fazenda que fica mais ou menos a 300km de distância.

Eu tinha um pouco de receio por causa da inabilidade da Isabela em se adaptar fora de casa, mas fui de coração aberto. A viagem de ida foi bem tranquila, Isabela mamava, brincava e se mexia dentro do carro. Acordou às 6:30, deu dois breves cochilos no carro e ferrou no sono quando a gente estava chegando. Depois foi só alegria... Como essa menina se divertia, ria para os bichos, brincava com a Bárbara (sua melhor amiga da mesma idade), ficava na cadeirinha se entretendo com tudo e todos.

Filhota dormia bastante no carrinho, comia bem sem dar muito trabalho, nunca chorava. Ia para cama antes das 21h e acordava antes das 8h, dormindo um sono tranquilo, gostoso. Ela ficou numa das camas de casal com a gente (como tem sido há um mês) e não estranhou nada. Eu descansei nas noites que passei lá mais do que em casa.

Tomei leite de vaca tirado na hora (direto das tetas para meu copo) e ADOREI. Não tem cheiro ruim e o gosto é maravilhoso. Me entupi de doce de leite caseiro, frango caipira e porco mortos e tratados na hora e peixe pescado nos rios próximos. Foi tudo de bom.

Também foi cansativo porque o chão estava muito sujo e não dava pra deixar as duas bebes engatinhando no chão que a gente pisava depois de passear no curral... Lavamos a área umas duas vezes para as duas bebês se divertirem um pouco no chão, mas a maior parte do tempo foi no colo mesmo. Mas o saldo foi mais que positivo, diria até que foi uma viagem perfeita. O único porém foi a viagem de volta que foi bastante cansativa, com direito a gritos estridentes e choros de impaciência.

Eu fiquei espantada com o comportamento da minha princesa. Ela ficou bem demais, todo mundo se surpreendeu. Acho que é porque ela convive bastante com as pessoas que foram conosco, eles é que são a referencia de família para ela. Quando a gente viaja para Recife ou para o Rio tudo é novo, as pessoas e o ambiente são estranhos e isso pesa muito nela.

Enfim, faltaram as fotos que ficaram nas máquinas dos amigos. Tenho certeza que lembrarei com muito carinho desses dias de fazenda.

quarta-feira, 14 de março de 2012

Mais um

Gentem, ontem Isabela ganhou mais um dente, agora já são 5. Os dentes dela meio que nascem em pares, então o incisivo lateral superior direito deve estar dando as caras na próxima semana.

As refeições ainda são meio chatinhas, mas nada comparado ao que era antes. Ela só reclama pra comer, grita e resmunga um pouco na hora de colocar a colher na boca. Uma vez que a comida está lá dentro, ela come sem reclamar. Quer dizer, é assim do começo até o meio no prato. No final é meio chorando mesmo que ela come. Rá!!!!

Isabela AMA açaí. Então eu dou quase todo dia pra ela: é açaí puro, misturado com banana, de todo o jeito ela manda pra dentro. Ontem, ofereci papinha nestlé de banana pra ela, mas não fez sucesso não. Aliás, eu também não gostei, tem um gosto horrível:(

Não sei se houve alteração no padrão de sono dela; agora ela tem acordado sempre antes das 8, por volta das 7:30. Eu não me incomodo, já estou acordada essa hora, só acho meio chato porque atrapalha um pouco na hora de me arrumar para o trabalho.

Ela está muito esperta e não quer ficar sozinha nem por um minuto. Ontem mesmo tive que colocá-la no carrinho, dentro do banheiro, para conseguir tomar banho. Marcelo estava trabalhando e não teve jeito, ela não quis ficar nem 5 minutos brincando sozinha no berço dela.

Estou mega nos preparativos para a festinha de 1 ano, depois eu conto quais são meus planos.
Olha aí mais fotos da gatinha palmense.
A prova de que eu adoro açaí.

Meu soninho da tarde.

sexta-feira, 9 de março de 2012

10 meses





Eu estou um dia atrasada, eu sei. Mesmo assim vale o registro.


Esse mês foi mais difícil que os outros, finalmente Isabela começou a dar trabalho de verdade. Rs


Foram duas viroses, dias e dias só querendo o peito e muita greve de fome, o que culminou numa rotina pesada na hora das refeições.
Já percebemos que quando sou eu quem dou a comida pra Isabela, o escândalo é grande. Agora essa tarefa passou a ser do pai que não se incomoda com os gritos da neném e aguenta o chororô dela.


Toda semana é uma novidade, algumas boas outras nem tanto. Ontem, Isabela apresentou uma diarreia leve. Estamos atentos, mas acredito que sejam os dentinhos incisivos laterais superiores nascendo. A gengiva está bem inchada e branquinha e estou na expectativa para o rompimento deles. Ela já tem 4 dentinhos, uma coisa de gostosura.


Isabelinha já engatinha pela casa toda, quer se apoiar em todos os móveis para levantar e anda encostada neles. As vezes, tira as mãos e só apoia com o corpo. Pede o tempo todo pra se agarrar na gente e ADORA andar se segurando nas pessoas. Se amarra em morder meu rosto e bater no rosto do pai, e eu passo o dia beijando e abraçando a cotoquinha.


É uma simpatia de bebê: ri pra todo mundo, apesar de não gostar de ir no colo de ninguém. Hahaha
Num primeiro momento se incomoda, mas acaba cedendo e curte o colo alheio. Também não acha bom sair de casa, se sente insegura fora do seu espaço. Aliás, ela é assim desde os 3 meses de vida. Eu sempre dou pequenos passeios para ela ir se acostumando fora de casa, mas está difícil. Hehehe


Com esse problema da alimentação sólida, noites e noites doente, mamando feito um RN, rolou um efeito colateral meio chatinho. Isabela está dormindo conosco. Não pretendo mexer nisso enquanto ela estiver nessa onda difícil com a alimentação, e vamos aguardar as cenas do próximo capítulo, tudo ao seu tempo. O ruim é que eu durmo mal pra cacete, mas são os ossos do ofício.


Não sei o peso e altura porque a consulta com o pediatra foi cancelada, talvez na próxima semana a gente consiga remarcar. Temos muitos assuntos para resolver com ele. Aiiiiiiii.










quarta-feira, 7 de março de 2012

Samba de uma nota só

ou eu só reclamo porque Isabela não come


Eu queria falar de outros assuntos, mas não sobra muita coisa quando o assunto é (falta) comida.
Esperei o tanto que deu, mas ela já estava boa da gripe e ainda se recusava a comer. Estava no nível máximo de estresse, comecei a gritar com ela, mandando que ela comesse e Isabela, lógico, só chorou ainda mais.

Daí eu parei tudo e vi o absurdo da situação. A neném desesperada, com raiva, chateada, chorando copiosamente e eu descabelada, com muita raiva, gritando feito uma louca pela casa. Tive que deixar ela chorando para me acalmar, arrumei a bagunça monstra que ficou, dei banho nela, tomei banho e só depois peguei ela no colo e dei o peito. Ela deve ter ficando uma meia hora chorando durante esse processo e depois eu fiquei MEGA culpada.

Marido estava trabalhando, era noite e só me sobrou colocá-la para dormir e dormir também. No dia seguinte, Marcelo ficou encarregado da alimentação da pequena. A comida era diferente, a pessoa era diferente, o lugar era diferente. A reação dela: a mesma. Chorou muito, do mesmo jeito. Comeu as colheradas chorando e se debatendo na cadeirinha. Foram 30 minutos de terror, mas estava decidido: nós temos que ensiná-la a comer, ainda que seja a força no começo. Quando ela gritava, ele colocava a colher na boquinha e punha a mão no queixo dela para que não cuspisse. Isabela ficava chorando de boca aberta e quando se cansava fechava a boquinha e engolia.

Assim foi no almoço, lanche e janta, de domingo e de segunda-feira. Ontem, ela não chorou, só gritou bastante. Resmunga bem menos e eu percebi que era manha mesmo. Ela já está mais esperta e sabe que se recusar a comida vai ter o peito, mais cedo ou mais tarde. Eu não queria que fosse dessa forma, mas está sendo o jeito.

Logo depois que acaba a refeição e eu tiro ela da cadeirinha, para tudo e ela volta a ser a bebê simpática que a gente sempre vê. Foram 4 meses de altos e baixos, as vezes ela comia, outras não. Eu mesma já não queria comer, ficava sem fome, desesperada porque há mais de duas semanas ela só tinha comido bem duas vezes. Nas demais era ela comendo bem pouquinho ou nada.
A situação não estava boa para ela nem para mim.

Ainda é muito ruim para mim, sinto uma tristeza absurda ao ouvir gritos e choro (sem lágrimas) numa hora que tinha que ser de alegria e satisfação. Nunca imaginei que tivesse que passar por uma situação dessa, parece que eu estou desamparando minha filha no momento em que a gente está provendo ela de saúde e energia. Apesar de estar decidida a continuar a alimentá-la dessa forma, por estar vendo progressos, eu sofro. O pai está tranquilo, nem se abala mais. Ele tem certeza que está fazendo o melhor para ela.

Já conversei com muitas pessoas e todas me tranquilizaram, dizendo que passaram por situações semelhantes e que com algumas crianças é assim mesmo. Não percebi nenhum comportamento diferente da parte dela, continua a mesma bebê sorridente, alegre e simpática de sempre. Seu desenvolvimento está muito lindo, já anda apoiada nos móveis, engatinha com desenvoltura e interage bastante conosco.

Amanhã ela completa 10 meses e daí eu falo mais do resto, senão o post fica imenso. Rsrsrsrs
beijos

terça-feira, 6 de março de 2012

Hoje é dia do papai

Marcelo completa mais um ano de vida.

Te amo pra sempre e só me resta agradecer por compartilhar sua vida comigo e por ter me ajudado a conceber o amor maior das nossas vidas.

E agora você está me ajudando muito mais, não fica reclamando que está cansado toda hora. Um lindo!!!!!

Ah, e da próxima vez veja se deixa o segundinho ser parecido comigo. Ajuda aí vai? hehe

Beijos de montão