segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Cansaço

Eu não gosto de reclamar, especialmente aqui. Acontece que o sono da minha princesa está cada vez pior e isso está acabando comigo.

Essa noite, Isabela acordou mais de 5 vezes. Como assim? Eu até tentei deixar ela no berço pra ver se ela se aquetava sozinha, mas minha indiferença só piorava as coisas. Em todas as vezes ela mamou, nem que fosse um pouquinho.

O ruim de acordar muito de madrugada é que eu não descanso. Não tem aquela conversa de que o sono profundo, o último estágio do sono, é que relaxa? Pois bem, com uma neném que acorda a cada duas horas (ou menos) como eu consigo relaxar? Não consigo.

Quando eu tinha uma RN em casa eu dormia tranquila, as vezes até mais de 6 horas seguidas. Isabela quando era super pitica não me dava trabalho pra dormir (e nem pra comer). Daí eu fico pensando que pode ser os dentes, a tal da ansiedade de separação, ou uma frescura dela. Enfim, só queria registrar aqui meu cansaço.

Ontem dei açaí pra pequena e ela adorou. Foram poucas as vezes que eu vi minha filha abrindo a boca com tanta vontade pra comer algo que eu oferecesse. Uma fofa!!!
As frutas eu tenho misturado um pouquinho do meu leite e ela tem aceitado melhor, desde que seja pera e banana. A sorte é que ela aceita bem as comidas salgadas, apesar do trabalho grande que eu tenho pra fazer ela comer.

Isabela também tem interagido mais e o fato dela engatinhar me deu uma certa folga, porque agora ela não fica tão dependente da minha presença. Se eu preciso fazer alguma coisa, deixo ela no chão, brincando com alguma coisa e faço rapidinho. Minha sorte é que ela não é muito agitada, então fica mais tranquilo esse esquema.

Então é isso: eu estou mega cansada, mas Isabela está se desenvolvendo muito bem, o que me deixa mais do que feliz e realizada.
Beijos

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Engatinhou e caiu...

...da cama com direito a muito sangue, ida à emergência e um corte grande na parte interna da boca.


Foi assim: Isabela dava duas passadas e caía, quase não saia do lugar. Eu já quase não deixava ela na cama sozinha, mas na sexta ela estava dormindo e eu saí pra trabalhar. Quando stava quase chegando minha mãe me liga pra avisar que Isabela tinha caído da cama e estava sangrando, que era pra eu voltar e ver como ela estava. Voltei rapidinho, mas achava que não tinha sido nada demais...

Quando eu cheguei em casa, vi a roupa da minha mãe toda ensanguentada e daí bateu o desespero. O lábio superior dela estava muito inchado e eu não quis mais olhar, senão ia perder o controle. Coloquei ela no carro e fomos ao hospital. Fiquei lá quase meia hora esperando atendimento, mas a boquinha dela já estava menos inchada, ela estava calma e meu coração também.

A médica olhou, disse que tinha sido feio e mandou tirar um Raio-X da face. Isabela tirou o raio-x numa boa e estava tudo bem. A boquinha dela abriu um buraco grande no freio, mas a pomada que a pediatra passou está ajudando a fechar.

Nem preciso dizer que ela está comendo pior e está mais grudada ainda no peito. Eu já tinha reparado, antes do acidente, que as mamadas estavam mais demoradas. Ela ficava chupeitando, do mesmo jeito que fazia quando era RN. O leite acabava e ela não largava o peito, as mamadas duravam 15 minutos ou mais, especialmente as da madrugada.

Agora esse padrão se estendeu a quase todas as mamadas, ela está mais sensível e só resta a mim respeitar e começar tudo de novo, do zero, em relação às comidas sólidas.
O legal é que apesar do susto, Isabela não se traumatizou e está engatinhando. Já alcança grandes distancias e eu fico só babando com o desenvolvimento da minha pequena. Essa fase é uma delícia, estou encantada.

Quando eu estava no hospital ouvi um monte de gente contando das histórias de queda dos bebês. Todo mundo meio que sendo solidário, tentando amenizar a situação, sabe... Eu senti um pouquinho de culpa sim, mas sei que eu não tinha como adivinhar que a menina ia acordar um ser engatinhante e se jogar da cama...

O pior já passou e ficou mesmo só o susto e a promessa de NUNCA mais deixar ela dormir na cama. rsrsrsrsrs
Beijos

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Colorindo o blog

Eu e a prima.
Minha quase posição de engatinhar.
Agora sim, quase engatinhando.
Eu e o papai.
Eu e mamãe.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

8 meses e mais um pouco

Minha filhota completou seus 8 meses há tanto tempo (10 dias) que não adianta ficar falando do desenvolvimento dela por mês.

Há três dias ela aprendeu a bater palmas. Faz isso com muita habilidade, é impressionante. Bate com as duas mãos abertinhas, super bem coordenada. rsrsrsrsrs
Também dá tchau, mas não é tão bem-feito, é descoordenado.

Ainda não engatinha direitinho. Se locomove em poucas distancias, dá dois "passinhos" e cai. Quando quer chegar mais longe, resmunga. hahahahahaha Eu ainda deixo ela tentando, para estimular, mas quando ela começa a chorar de verdade eu acabo cedendo e levando o que ela quer. Vamos fazendo tudo no tempo dela. Estímulos não faltam, especialmente nesses dias em que minha sobrinha de 6 anos está aqui em casa.

Voltou a dormir no berço dela, sem maiores problemas. De uns dois meses para cá, está acordando mais vezes para mamar. Antes ela só acordava uma vez, agora são duas ou três vezes. Acredito que tenha a ver com minha volta ao trabalho. Vou levando até que ela se acostume e tenha mais maturidade para dormir a noite toda. Quando será que isso acontece? Pode ser para amanhã?

As frutas ainda são um problema. Come muito mal as amassadinhas e raspadinhas e suco ela não chega a 80ml por dia. Ontem, quando ela ficou uns 20 min na piscina com a prima, comeu muito bem banana amassadinha. A questão é a fome dela mesmo, que não é grande.

A rotina está mais ou menos assim: acorda entre 7:30 e 9h, brinca, toma seu suco, dorme um cochilo de meia hora e brinca mais ou pouco antes do almoço.
Almoça às 12:30 (ou antes um pouquinho), toma um banho, eu distraio ela mais uns minutinhos e dou o peito. Daí ela mama bem e dorme uma hora ou mais.
Depois do cochilo ela brinca de novo, e depois das 16h eu tento dar sua fruta. Se tiver sucesso, dou o peito só mais uma vez antes das 18h, senão eu ofereço o peito depois da fruta e mais essa mamada antes das 18h.
Perto das 18h ela ainda tira uma soneca de meia hora e janta às 19:15, mais ou menos. Depois da janta eu dou banho nela, arrumo a sujeira que ficou do jantar, tomo banho e coloco ela pra dormir (só consigo fazer Isabela dormir se eu tiver limpa, vai entender). Todo esse processo, que começa na janta, é tão longo que ela só pega no sono depois das 21h.
As mamadas da madrugadas não tem NENHUM padrão. A única mais certinha é a mamada entre 7h e 8h que eu dou antes de sair de casa.

Estou trabalhando meio período, mas levo serviço para fazer a tarde em casa. Aproveito o sono que ela tira depois do almoço para cumprir minhas obrigações laborais. Quando o sono dela é mais longo eu termino tudo e ainda sobra tempo, mas quando é curto eu apelo para o marido. Se ele tiver de plantão, eu deixo para o dia seguinte, sem neuras.

Aqui em casa tem funcionado assim. É uma rotina meio cansativa, especialmente por causa das muitas mamadas noturnas, mas eu gosto muito dela. Tenho bastante tempo para ficar com Isabela e ainda consigo conciliar com meu trabalho.

Vou selecionar mais umas fotos da Isabela para enfeitar o blog com a coisinha mais linda da mamãe.
beijos

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Estragamos Isabela

Semana passada, quando ISabela adoeceu, a gente deixou que ela dormisse na nossa cama. A semana todinha e mais um pouco... Sabe o que aconteceu? Ela não quer mais dormir no berço dela:) Eu e Marcelo estragamos a menina.

Estou há dois dias tentando fazer com que ela durma no berço dela, mas ela acorda TODA HORA resmungando e às vezes GRITA no meio da noite para sair do berço. Vou ter que esperar um dia de plantão do Marcelo para passar a noite aguentando resmungo. E nem que eu tenha que deixar ela chorando um pouco, vou acostumar ela de volta no berço. Não tenho nada contra cama compartilhada, mas acredito que a criança deva ter seu espaço. Sem neuroses...

Minha neném já está 100%, mamando normalmente e meu leite não secou. A parte boa foi que ela começou a aceitar as frutinhas muito melhor depois da crise na garganta.
E para finalizar fotos do ano novo com direito a close nos dois dentinhos.