terça-feira, 27 de dezembro de 2011

O desespero do quase desmame

Foi um perrengue, fisica e emocionalmente falando.

No final do dia de domingo, dia 25, Isabela começou a ter febre. Demos paracetamol mas 6 horas depois a febre voltou e assim ficou o resto da noite. A gente dava o paracetamol, a febre cedia e, quando o remédio parava de fazer efeito, voltava. A noite foi péssima, mas eu ainda cosegui dar uns breves cochilos.

No dia seguinte, minha princesa parou de mamar. Eu botava o peito na boquinha dela e nada de sugar. Muito choro, muito mesmo. Ao meio-dia levei ela no PS e foi constatada inflamação na garganta. O plantonista receitou ibuprofeno e pediu para oferecer comida, mas que não era pra insistir se ela não quisesse.
Acontece que a menina passou a noite e o resto do dia inteirinho sem comer e mamar NADA. Só aceitava água (bastante) e um pouco de água de coco. Chorava o tempo todo e só queria o meu colo. Marcelo estava de plantão, os pais dele estão aqui mas Isabela não ia com ninguém. Fiquei muito, muito, incrivelmente cansada e apavorada com a possibilidade de ela desmamar.

Quando já passava das 20h pedi por favor pra Marcelo largar o plantão e me ajudar porque eu estava no limite. O sofrimento dela acabava comigo e eu queria que ela se alimentasse pelo mesnos um pouquinho. Ele chegou e fomos novamente ao pronto-socorro. O pediatra de plantão explicou que era assim mesmo, que devia esperar para o remédio fazer efeito, que quando passasse a dor ela iria voltar a mamar. Examinou rapidinho o viu que além da irritação da gargante ainda tinham algumas aftas que também estavam incomodando ela. Pediu que déssemos dipirona pra ela dormir melhor e que a gente tivesse paciencia que ela ia melhorar.

Com muito custo conseguimos dar a dipirona. Ela foi se acalmando mais um pouco e as 23h mamou. Juro que eu quase chorei de emoção. Nem eu e tampouco ela estamos preparadas para o desmame. De duas semanas para cá que Isabela tem se alimentado bem, comendo a papinha salgada no almoço e na janta. Semana passada ela já comeu metade de uma pêra e tem tomado suquinho de laranja (deve ser uns 50ml) todos os dias.
Agora que a alimentação sólida está melhor, mas o peito ainda é imprescindível para a nutrição da minha bebezica. Eu, inclusive, ainda não voltei a menstruar de tanto que ela mama...

Graças a Deus as coisas estão voltando ao normal. Parece que foi somente um susto, mas serviu para eu ter ainda mais certeza da importancia da amamentação para mim, enquanto mãe. O choro dela e o cansaço foram muito ruins, agora a paranóia mesmo foi o fato de ela não querer mamar.
Ainda bem que passou:)

Beijos de uma mamãe cansada mas aliviada

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Boas Festas

Queridos,

Que o espírito de Natal esteja sempre presente e que o ano vindouro só traga boas novas.

Esse ano foi o mais importante da minha vida. Consolidar a família que eu sempre desejei foi a realização dos meus mais íntimos sonhos. Viver cada dia (uns mais fáceis outros mais dificeis) ao lado das pessoas que eu amo é maravilhoso. Só tenho que agradecer, sempre.

Que Deus continue a iluminar todos aqueles que me são queridos e valiosos.
Boas Festas!!!!
Beijos

PS: E que no próximo ano a gente consiga encomendar mais um para aumentar a família aí de cima! Coisa linda...

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

7 meses

Escrevi o texto ontem no dia que Isabela completou 7 meses, mas só consegui publicar hoje!!!!


Princesa da mamãe,

Hoje você completa mais um mês de vida, já são 7 ao todo. Até agora você tem sido uma neném muito esperta, já fica sentadinha uns instantes sem apoio, tenta sem nenhum sucesso se locomover, gira para todos os lados e fala um tantinho de sílabas (“ba”, “ma” e “fa”), enfim você é super comunicativa e observadora.

Mamãe tem se preocupado um pouco com sua alimentação, porque parece que você não gosta muito de comer, apesar de já ter dois dentinhos. Inclusive já perdi a paciência e briguei com você num desses momentos de chatice na hora do papá. Papai teve que ficar com você pra mamãe se acalmar nessa hora. Nesse último mês você engordou apenas 260g, mas se desenvolveu muito bem, então seu pediatra ficou satisfeito.

Sabe, filha, o que mais mudou nesses últimos meses fui eu. A maternidade me trouxe muita paciência, serenidade e tranquilidade. E você foi a razão de tamanha mudança. Não foi nada imposto, foi algo que surgiu e me modificou de dentro pra fora. Deve ter sido os 9 meses que você passou dentro de mim. Rsrsrsrsrs

Amo você e sempre estarei ao seu lado.
Beijos,
Mamãe