quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Coisocas

Depois que a gente engravida, parece que um mundo de idealizações bate a nossa porta. Não raro eu leio nos outros blogs como as mães adoram pensar nas feições do filho, sua personalidade e futuro gostos. Essa expectativa é completamente justificável, mas eu não sinto assim.

Na verdade eu tenho zero expectativa sobre qualquer coisa relacionada ao cotoco. Lógico que isso pode mudar a qualquer momento, talvez quando o mal-estar dos enjôos desaparecer, eu sentir o baby se mexer ou quando souber o sexo. Sei lá.

Eu quis loucamente essa criança e estou imensamente feliz por sua vinda. Essa “indiferença” é uma característica muito particular minha, eu costumo menosprezar as minhas conquistas. Luto, me esforço, faço por onde para conseguir o que quero e quando consigo, perde a graça para mim. Hehehehehe Não que o filho seja um troféu, longe disso, mas eu queria curtir mais a gestação.

Fiquei inclinada a pintar eu mesma o quartinho do pequeno rebento. Como eu não tenho o menor talento para trabalhos manuais, terá que ser uma coisa bem simples, tipo bolinhas ou listrinhas. Estou tentando amadurecer essa ideia, que só tomará forma mesmo no ano que vem.

No sábado farei a avaliação para começar as atividades físicas. Vou fazer hidro e ginástica para gestante 3x na semana, fora as palestras sobre gestação, parto, amamentação e afins. Quero logo imergir nesse mundo gravídico. Rsrsrsrsrs

_________________________________________

Esse mundo é realmente muito sofrido para alguns. No ano passado acompanhei de perto a luta de um amiguinho da minha sobrinha contra o câncer. Infelizmente ele faleceu depois de quase 8 meses de tratamento. Foi uma das maiores tristezas que eu já passei, e eu nem conhecia o menino e sua família. No dia do falecimento dele eu chorava copiosamente e ficava pensando nos pais, familiares e amigos que estavam com o coração em frangalhos.

As crianças não podiam morrer nunca. O sofrimento que essa passagem causa é maior que qualquer palavra. Com o falecimento do Theo eu revivi esse sentimento de dor novamente e o que eu mais admiro é a força, serenidade e coragem dos pais que ficam. Do mesmo jeito suave e emocionante que o pai do Robert comunicou o falecimento do pequeno guerreiro, a Aline fez uma linda homenagem ao seu querido Theodoro.

Que a paz, serenidade e força acompanhem para sempre os pais que perdem seus bens mais preciosos.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Atualizações

Queria ser daquelas pessoas que falam da maternidade como algo supremo, delicioso, transcendental. Talvez a ficha ainda não tenha caído, sabe?

Hoje fui fazer ultra e meu cotoco não colaborou, não ficou na posição para medição da TN. Só deu pra medir uma vez e a médica queria que fossem três... Essa única medida deu 0,8, tudo dentro do normal.
Dra J disse que está tudo ok, cavucou tudo aqui dentro, mas o(a) danadinho(a) não quis nem saber. A gente viu os braços, pernas, pança e cabeção. Acho que o rabinho foi embora, não dá mais pra chamar de cotoco-girino. Agora ele é o cotoco-cabeção-tinhoso-cheio-de-vontades...

Eu adoro ver/acompanhar o desenvolvimento desse ser que habita, por hora, meu útero. Como pode um “susto de gente”, que mede loooongos 5cm, ter braços, mãos, pernas e pés? A natureza é maravilhosamente bonita e perfeita. Eu fico embasbacada.

Estou me danando com os enjôos ainda. Por que essa casseta não passa logo? Tem dias que eu tenho vontade de chorar de tão ruim que é. E olha que eu não sou nada molenga...
Minha pança continua com as mesmas banhas de antes, não cresceu nadica. Isso nem me incomoda tanto porque quanto menos barriga eu tiver melhor. Na hora que ela resolver crescer, sei que não vai dar pra segurar mesmo... Não que eu me incomode com o tamanho da barriga, mas não estou com pressa.

Tenho lido mais blogs de futuras-mamães porque tenho me identificado com esses assuntos da maternidade. Antes eu só lia sobre período de tentativas e relatos de parto (sou vidrada nesse assunto), mas a realidade está mudando. Na verdade, acho que o leque de assuntos que aumentou porque eu ainda gosto de saber do período de tentativas e dos relatos de parto. Rsrsrsrsrsrs

Aguardemos então os próximos acontecimentos da minha gestação.
Beijão

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Sobre médicos e prioridades

Eu não sou uma pessoa fresca, mas exijo ser tratada com respeito. Há quase 20 dias tentei marcar consulta para começar meu pré-natal com a Dra. J. e a secretária colocou um bocado de empecilhos e eu só consegui horário para ontem.

Eu adoro minha GO e estranhei muito o comportamento da secretária. Eu estou grávida e se não tivesse corrido atrás de outra médica para começar o pré-natal, só seria atendida com 11 semanas completas (que pela DUM fiz ontem). Lógico que eu reclamei e mostrei que fiquei chateada com o tratamento que havia recebido. Dra J pediu que eu relevasse porque a maldita secretária está saindo e me deu TODOS os contatos dela para qualquer situação.

Gente, falem o que quiser, mas GO tem que ter esse comportamento, ficar a disposição da paciente. A mulher está grávida e precisa de toda a atenção do mundo. Não estou dizendo que eu vou ligar para ela de madrugada e por qualquer motivo, afinal eu tenho noção e sei dos limites, mas eu preciso de orientação e não posso ficar a mercê da boa vontade da secretária dela.

Falei de tudo isso porque não é assim sempre. Na verdade aqui na minha cidade, a Dra J é exceção. Ela me explicou milhares de coisas ontem, me deu o cartão da gestante (estava doida para ganhar o passaporte da gravidez), tirou todas as minhas dúvidas e foi honesta comigo.

Disse que apóia 100% o parto natural, que não faz cesariana com hora marcada antes de 39 semanas e procura esperar a mulher entrar em trabalho de parto ou dar sinais que está começando o trabalho. Quase fui ao delírio nessa hora, era EXATAMENTE isso que queria escutar.
Eu respeito quem faz cesariana eletiva, que chega à maternidade com escova nos cabelos e unhas pintadas. A mulher tem o direito de escolha, sempre. O corpo é dela, ela é senhora das suas vontades e paga o preço por isso.

Eu também sou senhora do meu corpo e não queria ser enganada (porque os médicos aqui inventam desculpas para fazer cesáreas) ou obrigada a fazer nada por quem quer que fosse. Marido me apóia e nem cogita me falar o que eu devo fazer. Ele sabe que a escolha é MINHA.

Não sou xiita e não vou ter um PN a todo custo. Eu quero apenas confiar que minha GO está tentando ao máximo fazer o que eu quero, sem negligenciar a saúde do meu filho e a minha. Foi essa confiança que Dra J conquistou ontem. E isso não tem preço. Quer dizer, tem sim... rsrsrsrsrsrs

No próximo ano ela vai se descredenciar da UNIMED e só fará partos particulares. Mais uma vez ela foi honesta comigo e explicou o valor do parto e me colocou a vontade para a qualquer momento procurar outro médico.
Só que eu já decidido que ela seria minha médica, que seria ela quem me ajudaria a trazer meu cotoco ao mundo.

Eu tenho o dinheiro e, mesmo que não tivesse, arrumaria. Não vou montar um quarto de bebê suntuoso, cheio de “frufrus” que só os outros admiram. O quarto vai ser mais simples, sem tanta decoração, porque eu escolhi que confiança no médico é mais importante que móveis e papel de parede.

Semana que vem eu faço a TN. È tão gostoso ver meu cotoco dentro de mim, quero saber como ele(a) está, qual o apelido que vai ganhar dessa vez.
Ainda não tenho barriga nenhuma (só as gordurinhas de sempre), não engordei nadinha e continuo enjoando bastante, sem vômitos.
Não estou com muita disposição para atualizar o blog como deveria, mas aos poucos eu vou colocando vocês a par dos acontecimentos gravididicos.

Beijocas
____________________________________________
Para finalizar: fotinho do ser que habita meu self. Não dá pra ver muita coisa, usem a imaginação.


quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Noticias da pança

Amigos queridos,

Hoje fiz minha primeira ultra e pude ver o-ser-que-habita-meu-self, cujo apelido, por ora, é cotoco. Rsrsrsrsrsrsrs Na verdade acho que vou passar a chamá-lo de girino pq é exatamente assim que ele se parece, depois eu mando as fotos para vcs conferirem. Conforme ele(a) for crescendo eu vou mudando os apelidos carinhosos, até que eu saiba o sexo e dê o nome de verdade.

É muito emocionante, indescritível. Foi super rápido porque a médica disse que não era bom ficar muito tempo fazendo a ultra por causa da idade gestacional. Vamos aos detalhes: estou com 9 semanas e 4 dias de gestação, o cotoco-girino mais lindo do mundo mede 27mm e o coração bate a 156 bpm. Eu vi meu filho(a) se mexer, acreditam? O danadinho já se movimento dentro de mim. Coisa linda da mamãe. Hauhauhauahaua

Vou passar agora aos detalhes menos glamourosos, então se quiserem podem ignorar essa parte do post. Tenho enjoado bastante, mas só vomitei uma vez, na última segunda-feira à noite. Outra coisa terrível que começou ontem foi a salivação excessiva. Caraleo, que coisa chata e nojenta...
Tenho certeza que a mulher só agüenta essas tralhas porque sabe que vai ser mãe, do contrário a gente ia enlouquecer. E olha que eu nem sou daquelas que passam muito mal!

Queria agradecer pelos comentários carinhosos que tenho recebido desde que descobri a gestação. Vocês são uma gracinha e estou adorando dividir esse momento tão delicioso com pessoas iluminadas, do bem.

Volto com mais novidades em breve. Beijos